08 junho 2006

Meu clearence é maior do que o seu.

É sempre assim, ao menos uma vez por semana eu escuto essa palavra. CLEARANCE. Em um país onde boa parte da população é de ex-soldados quase todo mundo tem a sua. Naturalmente a de alguns é maior do que a dos outros e eu posso quase apostar que crianças frequentemente humilham uma às outras afirmando: A clearance dos meus pais é maior do que a dos seus. :-)

Mas o que é uma Security Clearance? Pode-se dizer que é uma investigação da lealdade, caráter, veracidade e confiabilidade de um indivíduo para ter certeza de que ele é elegível a obter acesso à informação que afete a segurança nacional.

Todos os países tem esse tipo de programa e acredito que o Brasil também tenha mas sempre pergunto quem teria essas clearances. Tirando-se as vítimas de Alcântara, os engenheiros fosforescentes da marinha, da Nuclebrás e do IPEN não consigo imaginar muito mais gente que as tenha. Eu mesmo já tomei parte de diferentes projetos do governo e nunca senti nem cheiro desse tipo de processo.

O engraçado é que como de costume a população paga o pato. Exemplo? O caso das fitas da CPI do tráfico de armas na Câmara de São Paulo. Como todos sabemos, por duzentos mangos o técnico de som da câmara vendeu as fitas e forneceu exatamente a informação que o crime organizado precisava.

Por outro lado, o involvimento das forças armadas no combate ao narcotráfico e policiamento urbano mostra claramente que o elevado nível de violência urbana "vem se tornando" um problema à segurança nacional e que, informações relativas ao seu combate deveriam ser protegidas de forma adequada. A Abin exibe em sua página "informações" sobre o PNPC - Programa Nacional de Proteção ao conhecimento. Custa saber o que ele protege. No passado mandei mensagem pedindo informações e nada recebi de volta. Faz parte.

O que assusta é que nem mesmo dentro das entidades governamentais esse tipo de mecanismos está sendo empregado. Exemplo disso foi justamente o depoimento vazado dos delegados do Departamento de Combate ao Crime Organizado de São Paulo. Já de cara me pergunto porque revelar detalhes de uma operação ainda não executada àquela CPI! Isso sem considerar que se realmente o técnico de som vendeu as informações a coisa estava completamente torta.

Parece mais um daqueles exemplos de miopia onde Informação secreta é o agendamento do futebol semanal na granja do torto, enquanto já já vai ter gente fazendo fila para entrar em consórcio de carro blindado. Espero estar errado.

Em tempo, meus filhos vão ter que se contentar em falar da clearance da mãe deles. Se aqui pra mim já é difícil, no Brasil é quase impossível.

Quem sabe um dia descobrem que tudo que acham que sabem de mim não procede. :-)

3 Comments:

At 10:10 AM, Anonymous Anônimo said...

A Abin exibe em sua página "informações" sobre o PNPC - Programa Nacional de Proteção ao conhecimento. Custa saber o que ele protege. No passado mandei mensagem pedindo informações e nada recebi de volta.

Você não tem clearance para ter informações sobre este programa. ;)

 
At 1:58 PM, Blogger Andre Fucs said...

Você só sabe como tirar a clearance se tive clearance? :P

 
At 8:04 PM, Blogger Augusto Barros said...

É que vocês não são "otoridades" :-)

 

Postar um comentário

<< Home