14 junho 2006

BusinessWeek "fala" sobre VoIP Security

Tem tempo de sobra para ler uma matéria de pouca utilidade? Então aqui vai uma dica. A Business week publicou "Is Your VoIP Phone Vulnerable?". Mostra bem como o mercado anda bem perdido nesse assunto. :-)

2 Comments:

At 7:52 PM, Anonymous Anônimo said...

Reli seu post sobre phreaking e fiquei com uma dúvida: se no sistema tradicional de telefonia as operadoras caçam fraudadores que causam perdas em suas receitas, num sistema como o VoIP, há quem interessa combater esses fraudadores? Usuários preocupados com seu sigilo? Fabricantes preocupados com o mau uso de equipamentos? Quem pagaria a conta para ter um sistema de VoIP mais seguro?

 
At 9:43 PM, Blogger Andre Fucs said...

Bia,

As próprias operadoras VoIP irão pagar. Se vai gastar durante o investimento de forma preventiva ou alocar receita quando a dor de cabeça já existir sao outros 500. É impossível manter a viabilidade do negócio sem combater as fraudes. Imagine para uma startup levar prejuízos na casa de 1 milhão de dólares?

A diferença entre as operadoras convencionais e as de VoIP está no nível de maturidade das operadoras. Passaram-se anos até que operadoras de grande porte como a AT&T tomassem medidas efetivas contra certas fraudes.

Em minha opinião a mais famosa das fraudes é sem dúvida o BlueBoxing que causou perdas ao redor do mundo durante mais de 20 anos. Para se ter idéia, apesar da vulnerabilidade ter sido publicada em 71 em uma reportagem da Esquire Magazine ela ainda era bem utilizada no Brasil no início da década de 90. :-)

Mesmo que as operadoras tenham demorado anos para corrigir essas fraudes hoje podemos dizer que elas aprenderam a lição e fraud prevention & detection e revenue assurance são "lugar comum" entre as operadoras.

Infelizmente a segurança e combate a fraudes só se tornam prioridades quando o problema já existe, ou seja, o processo ocorre de forma corretiva ao invés de preventiva.

 

Postar um comentário

<< Home