18 julho 2006

A segurança e os gastos

O IDG repassa release do Gartner:
Pesquisa do Gartner aponta que organizações que atingiram um alto nível de maturidade de segurança em seus sistemas podem reduzir os gastos anuais com TI entre 3% e 4% até 2008.
Se está difícil de acreditar espere até o resto:
Rich Mogull, vice-presidente de pesquisa do Gartner, declarou que hoje existem soluções para a maior parte dos problemas de segurança. "É só uma questão de implementar a tecnologia de maneira eficaz para que os recursos possam ser concentrados nas novas ameaças", declarou.
Detalhe para a frase "é só uma questão de implementar a tecnologia de maneira eficaz". Para completar o pesadelo a matéria completa:
Mogull ressalta também que questões regulatórias e governamentais também estão desempenhando papel significativo de segurança. "No momento de decidir quando adotar uma nova tecnologia, avaliar o momento é crucial. Investir cedo demais significa arriscar-se às dores de uma tecnologia imatura, enquanto investir devagar demais significa deixar sua empresa vulnerável".
E lá se foram todos os conceitos acerca de tecnologias disruptivas do Clayton M. Christensen ou o chasm do Geoffrey A. Moore.

Só resta lamentar. Conforme disse antes, analogia é o segredo para prover segurança em novas tecnologias.

Em suma, não recomendo a nota do IDG. Já a pesquisa do Gartner vou ler como prova de teimosia. :-)

4 Comments:

At 10:21 PM, Blogger Wagner Elias said...

Fala Fucs. Será que agora vem o ROI? Hehehe

 
At 11:33 PM, Blogger Augusto Barros said...

Em que mundo esses caras vivem? Há anos, a cada 2 meses temos uma nova ameaça rondando que nos obriga a adicionar controles que nunca imaginávamos necessários. E o custo disso, também vai diminuir?

É claro que uma estrutura bem planejada tem mais chances de ser naturalmente imune a novas ameaças, mas não a ponto de gerar redução de gastos de TI. Talvez segurar a taxa de aumento de gastos, mas reduzir eu já acho um baita exagero.

 
At 11:34 PM, Anonymous Anônimo said...

E agora que começam a usar aqui o sistema de nota fiscal eletrônica, tem gente pregando que haverá um "bug fiscal"! Mudanças sempre geram receios. ;)

 
At 6:41 PM, Anonymous Anônimo said...

Por onde andas? Foge daí se te recrutarem, viu?

Li e me lembrei de vc: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2006/07/28/idgnoticia.2006-07-28.4415372665/IDGNoticia_view

 

Postar um comentário

<< Home