18 maio 2006

EAS, roubo de laptops e a segurança de verdade

Um thread iniciado na cisspbr rendeu bastante pano pra manga. O autor estava procurando uma tecnologia simples para combater o furto de laptops. Dentre muitas outras sugestões começou-se a flutuar ao redor dos sistemas anti-furto utilizados por lojas e livrarias. Sensores como aqueles produzidos pela Sensormatic.

Seria perfeito e simples exceto por um pequenos problema. Esses produtos são desenhados tendo em mente o chamado "shoplifter" e foram pensados no roubo de produtos de pequeno valor. Vocês por exemplo já perceberam que ao entrar em uma BestBuy ou CompUSA os objetos de maior valor estão presos por alguma espécie de cabo ao estande onde são expostos?

Geralmente os dispositivos são tão simples e facilmente burlados que uma pesquisa rápida no google revela como burlá-los. Ok que não imagino nenhum leitor daqui carregando uma mochila forrada de papel-estanho, uma espécie de primo do papel alumínio, porém não podemos ignorar que indivíduos determinados a roubar um laptop poderiam facilmente ultrapassar esses limites, especialmente se informações sigilosas estiverem envolvidas.

Eu particularmente acredito que se é para combater seriamente esse problema o ideal é utilizar sistemas de clearance aliados seja à revista manual, seja à máquinas de raios-x e detectores de metais. Afinal o dono da empresa não é forte candidato a roubar laptops com informações sigilosas da própria empresa dele e por isso não precisa ficar na fila. Essa obviamente não é uma solução barata ou até mesmo inviável para outras empresas devido ao perfil de seus clientes e visitantes.. Entra em cena o fator custo benefício.

Se usar etiquetas de segurança não resolve e ao mesmo tempo comprar um raio-x nem pensar será que vale a pena levar o projeto adiante? Difícil responder mas promessas não concretizadas de segurança são ainda mais devastadoras para quem as faz do que o mero incidente de segurança em si. Tome cuidado ao instalar seu detector de etiquetas!

2 Comments:

At 9:49 PM, Blogger Nelson Correa said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 9:51 PM, Blogger Nelson Correa said...

Sendo bastante pragmático, se é para dificultar tirar computadores da empresa, não seria melhor usar desktops? E são mais baratos.

 

Postar um comentário

<< Home